O restaurante Forneria San Paolo localiza-se dentro de um shopping de luxo de São Paulo.

O conceito do projeto é construir um espaço simples, quase minimalista, que estabelece um jogo arquitetônico de materiais e transparências. A opção pela madeira foi feita para aquecer o espaço, tornando o espaço aconchegante. Os painéis que revestem a parede dão unidade para o espaço. O forro, construído com ripas estreitas de madeira, dialoga com o material da parede e acentua a perspectiva visual, conferindo conforto acústico para o restaurante. O piso é feito com pequenas pedras coloridas que formam um mosaico.

A cozinha é separada para o principal salão apenas por uma parede de vidro revestido com uma película especial que, dependendo do ângulo de visão, cria um efeito ‘blur’ ao vidro transparente. Este material confere um aspecto mágico na relação entre a cozinha e o exterior. Das mesas, especialmente desenhadas para o restaurante, pode-se observar o movimento dos cozinheiros.

A iluminação é feita por pendentes cor de cobre do designer Tom Dixon e na parede de madeira do restaurante, foram dispostos de forma caótica 15 relógios de George Nelson da década de 1950 e 1960, reeditados pela VITRA, e que mostram a hora em diferentes lugares do mundo.

Studio MK27

RESTAURANTE FORNERIA S. PAOLO

local > são paulo . sp . brasil
projeto > julho . 2008
conclusão > janeiro . 2009
área construída > 320 m2
-
arquitetura > studio mk27
autor > marcio kogan
co-autores > diana radomysler . lair reis
equipe de projeto > maria cristina motta . mariana simas . renata furlanetto
-
construtora > lock engenharia
fotógrafo > rômulo fialdini

O restaurante Forneria San Paolo localiza-se dentro de um shopping de luxo de São Paulo.

O conceito do projeto é construir um espaço simples, quase minimalista, que estabelece um jogo arquitetônico de materiais e transparências. A opção pela madeira foi feita para aquecer o espaço, tornando o espaço aconchegante. Os painéis que revestem a parede dão unidade para o espaço. O forro, construído com ripas estreitas de madeira, dialoga com o material da parede e acentua a perspectiva visual, conferindo conforto acústico para o restaurante. O piso é feito com pequenas pedras coloridas que formam um mosaico.

A cozinha é separada para o principal salão apenas por uma parede de vidro revestido com uma película especial que, dependendo do ângulo de visão, cria um efeito ‘blur’ ao vidro transparente. Este material confere um aspecto mágico na relação entre a cozinha e o exterior. Das mesas, especialmente desenhadas para o restaurante, pode-se observar o movimento dos cozinheiros.

A iluminação é feita por pendentes cor de cobre do designer Tom Dixon e na parede de madeira do restaurante, foram dispostos de forma caótica 15 relógios de George Nelson da década de 1950 e 1960, reeditados pela VITRA, e que mostram a hora em diferentes lugares do mundo.

Studio MK27