O estúdio fotográfico Cóser é uma reforma de um velho galpão industrial, transformado em um espaço moderno. O cubo branco, necessário para o programa do edifício, é rompido pelo volume amarelo, uma caixa baixa com ventilação zenital e que abriga o laboratório, os banheiros, a copa, um deposito, o camarim e uma escada.

A circulação vertical que chega no segundo piso, perpassa uma espécie de mezanino: a cobertura do volume amarelo onde está o refeitório-lounge.

Este espaço tem o piso recoberto por pedrisco branco e pode ser acessado por outra escada, exterior a caixa. No segundo pavimento localiza-se o escritório e uma sala de reunião. A fachada frontal do edifício é branca e tem apenas um único elemento: um grande portão laranja. Adentrando no estúdio, na frente da caixa amarela, há a recepção.

Do outro lado do volume, conectado por dois corredores laterais, o camarim abre-se inteiramente para o grande vão, usado para os ensaios fotográficos. No limite do lote, nos fundos, um jardim minimalista, traz luz natural para dentro do espaço e uma grande porta basculante permite que o espaço fique continuo, unindo o interior e o exterior.

Quando o fotógrafo necessita que não haja interferência da luz do sol, a porta do jardim se fecha e o espaço pode ser completamente escurecido. Pode-se ainda acessar, pela escada caracol, a cobertura do edifício; onde há um mirante e tem-se uma vista para a grande metrópole de São Paulo.

Studio MK27

ESTÚDIO COSER

local > são paulo . sp . brasil
projeto > outubro . 1999
conclusão > outubro . 2001
terreno > 470 m2
área construída > 450 m2
-
autor > marcio kogan
co-autores > diana radomysler . oswaldo pessano
interiores > diana radomysler
equipe de projeto > cassia cavani . gisela zilberman
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paisagista > renata tilli
construtora> mks engenharia
fotógrafo > reinaldo coser

O estúdio fotográfico Cóser é uma reforma de um velho galpão industrial, transformado em um espaço moderno. O cubo branco, necessário para o programa do edifício, é rompido pelo volume amarelo, uma caixa baixa com ventilação zenital e que abriga o laboratório, os banheiros, a copa, um deposito, o camarim e uma escada.

A circulação vertical que chega no segundo piso, perpassa uma espécie de mezanino: a cobertura do volume amarelo onde está o refeitório-lounge.

Este espaço tem o piso recoberto por pedrisco branco e pode ser acessado por outra escada, exterior a caixa. No segundo pavimento localiza-se o escritório e uma sala de reunião. A fachada frontal do edifício é branca e tem apenas um único elemento: um grande portão laranja. Adentrando no estúdio, na frente da caixa amarela, há a recepção.

Do outro lado do volume, conectado por dois corredores laterais, o camarim abre-se inteiramente para o grande vão, usado para os ensaios fotográficos. No limite do lote, nos fundos, um jardim minimalista, traz luz natural para dentro do espaço e uma grande porta basculante permite que o espaço fique continuo, unindo o interior e o exterior.

Quando o fotógrafo necessita que não haja interferência da luz do sol, a porta do jardim se fecha e o espaço pode ser completamente escurecido. Pode-se ainda acessar, pela escada caracol, a cobertura do edifício; onde há um mirante e tem-se uma vista para a grande metrópole de São Paulo.

Studio MK27